sexta-feira, 20 de julho de 2012

Bastion

Ficha Técnica:
Jogo: Bastion
Publisher: Warner Bros. Interactive Entertainment
Desenvolvimento: Super Giant Games
Ano Lançamento: 2010
Preço: $10(aproximadamente)
Nota: 90/100
Avaliação: Bala de Menta( Foda bagarai)
Metacritic : 8.4/10(USERS) 86/100(Críticos)


Um RPG de ação onde o enredo, o cenário e a narrativa se desdobram diante dos olhos do jogador de maneira fluída e cativante.


Num Mundo pós-apocalíptico, resta á uma criança( Kid ) juntar os cacos do antigo Mundo e reagrupá-los para construir um Mundo Novo.
No início do jogo, você cai numa ilha flutuante com um monumento no centro, esse monumento é o Bastion, marco zero desse novo Mundo em construção.

Avançando pelas fases é possível construir edifícios no qual podemos desenvolver armas, inventário, magias, etc.

As fases dividem-se em desafios, propostos para melhorar as habilidades do jogador no manuseio de novos equipamentos, e episódios da história central do jogo.
Interessante notar que mesmo os desafios tem participação, secundária, no enredo principal do jogo.

O jogo explora de maneira interessante a relação entre destruir e construir.

SPOILER:
Durante o jogo, bastions se formam de maneira natural e devemos destruí-los para que o nosso evolua. A narração acaba por fazer o jogador sentir remorso por destruir, mas sabe incentivá-lo a continuar sua jornada, criando um dilema interessante.
Embora não dê opção de não destruir os bastions de outros, o pensamento chega a incomodar, e essa reflexão que o jogo causa torna o jogo mais memorável.

As armas do jogo são bem interessantes e podem receber upgrades. além disso, novas armas são constantemente apresentadas, embora as novas funcionalidades das armas antigas acaba por proporcionar um gameplay diferente à cada jogador. Encontrar o set de armas ideal para cada fase requer um pouco de experiência e sorte.

A trilha sonora é simplesmente formidável e 'orna' de maneira incrível com o gameplay.

Um recurso interessante que o jogo trás é o sistema de divindades, onde o jogador recebe mais pontos de experiência e cristais(moeda do jogo), em troca de dificuldades extra, como inimigos agressivos e balas refletindo nos inimigos.
Essas dificuldades impostas pelo jogador deixam a cargo do próprio a dificuldade do jogo. Eu recomendo fazer o máximo de oferendas possível, pois o jogo fica consideravelmente mais difícil, e consequentemente mais divertido.

Bastion é um dos melhores jogos que tive o prazer de jogar. Divertido, desafiador e com uma história consistente que engloba todo elemento apresentado de maneira única.
Tudo em Bastion tem uma história e um motivo, desde as armas até os NPCs se encaixam no quebra-cabeça que é a história.

Este seria um jogo 100/100, não fossem os defeitos no cenário( buracos onde o personagem não cai, e pedaços do cenário onde deveríamos caminhar e caímos.) e alguns erros de animação.

Outro fator que requer uma atenção é o sistema de mira, funcional, mas confuso em se tratando de vários inimigos.

Considerações finais:
Bastion é um dos melhores jogos de ação dos últimos anos.
Elaborado, Elegante e Divertido.
As pequenas falhas que o jogo apresenta não interferem no gameplay, embora devam ser levadas em conta na nota final, não tornam o jogo menos divertido.
Comprem Bastion e divirtam-se.

INFO:

Super Giant Games
Compre Bastion
Críticas
Slinger's Song

Nenhum comentário:

Postar um comentário